top of page

A nossa história

Em Outubro de 2010 um grupo de seis amigos, reunidos pelo mesmo ideal, conhecedores das condições de vida na rua de pessoas carenciadas, resolve prestar apoio alimentar, de vestuário e conforto.

Assim, começam a confecionar, em suas casas, sem qualquer tipo de apoio, sopa, sandes e café, que distribuem na rua. a cerca de 20 pessoas.

Iniciam às sextas-feiras à noite, a distribuição destes alimentos, nas zonas Baixa e Alta de Coimbra. Deste grupo faziam parte pessoas dos 7 aos 60 anos de idade.

O número de pessoas apoiadas, no princípio cerca de vinte, foi aumentando, bem como o número de voluntários que aderiram a esta causa, alguns deles jovens mais sensíveis a esta realidade social.

As despesas começaram a pesar no orçamento destes voluntários, pelo que decidiram dar a conhecer o trabalho realizado pelo grupo.

E, a 8 de Outubro de 2011, tem lugar um almoço no Parque das Merendas dos HUC., que reuniu cerca de 120 pessoas, que deram todo o apoio a esta causa. Angariaram-se mais voluntários e futuros sócios e com a verba conseguida com o almoço, ficou decidida a formação da atual Associação.

A 23 de Novembro de 2011, é feito o registo na Conservatória do Registo Comercial de Coimbra, com o NIPC 510 076 505 e o NISS 2 501 076 505 3.

A 23 de Fevereiro de 2012, a ASSOCIAÇÃO TODOS PELOS OUTROS – TPO, foi aceite como membro do Conselho Local de Acção Social de Coimbra (CLAS-C).

Embora participando nas reuniões do PISACC (Projeto de Intervenção com os Sem-Abrigo do Concelho de Coimbra) desde 2012, passamos a integrar este projeto efetivamente em 2 de Abril de 2013.

O percurso realizado tem sido bastante difícil, principalmente pela falta de instalações onde se possam realizar as diferentes tarefas da associação, tais como: entrega de cabazes, espaço físico para receber as famílias e ouvir suas problemáticas, confeção dos alimentos e a sua distribuição de uma forma mais condigna a todos os que por motivos variados se encontram numa situação desesperada, armazenamento dos géneros alimentares e de higiene, de roupas e calçado, ações de formação, reuniões com voluntários e associados,…

A ATPO tem tido o apoio temporário de algumas instituições públicas e privadas, com as quais tem protocolos, como é o caso da Casa do Pessoal dos HUC, onde se encontra a cozinha da associação e um espaço para realização de convívios com as famílias apoiadas e voluntários. E outros apoios, como é o caso de empresas de panificação, pastelarias/padarias do concelho de Coimbra, com o fornecimento de alimentos.

bottom of page